Seu projeto do TCC em dez passos

Já falamos aqui no blog sobre a importância da escolha dos seus objetivos, visto que o objetivo é a essência do seu trabalho. Já falamos também sobre a ordem da escrita do seu TCC. Agora falarei sobre como escrever o seu Projeto do TCC em dez passos. Siga nessa ordem:

  1. Defina um tema familiar, que você conhece e tem afinidade.
  2. Descubra um problema sobre esse tema. Não conhece nenhum problema? Volte ao primeiro passo e escolha um tema que você conhece melhor.
  3. Escreva uma hipótese. Exercite a sua criatividade e proponha uma solução. Pode pedir ajuda a outras pessoas que também conhecem o problema.
  4. Agora que você tem uma solução para o seu problema, afunile até chegar ao seu objetivo e escreva objetivos geral e específicos. Não sabe como? Clique aqui.
  5. Como você vai atingir o seu objetivo geral? Seguindo os objetivos específicos, não é mesmo? Ele será o seu passo a passo. Portanto, destrinche os seus objetivos específicos na sua metodologia.
  6. Quanto tempo você vai gastar para atingir o seu objetivo geral? Hora de destrinchar a metodologia no seu cronograma.
  7. Quanto vai custar toda a sua empreitada? Vamos calcular… e descobrir a viabilidade! Pense em tudo o que será necessário e elabore o seu orçamento.
  8. Com metodologia pronta, ciente do tempo e do dinheiro que isso vai custar (além de equipamentos, etc) agora você já sabe se o seu projeto é viável.
    • Tudo certo? Siga em frente e escreva os resultados esperados. O que você espera obter ao realizar a sua metodologia?
    • Ficou inviável? Faltou um equipamento, dinheiro, ou o tempo disponível será curto? Volte ao início e elabore um projeto mais minimalista. Lembrando que a sua nota não vai depender do tamanho do avanço científico resultante do seu TCC, e sim da sua competência em raciocinar cientificamente, escrever um trabalho coerente e atingir os seus objetivos.
  9. Após escrever os resultados esperados, dê uma nova olhada no seu projeto. Você conhece um problema, propôs uma solução, já tem tudo planejado, conhece os custos de tentar resolver esse problema, sabe quanto tempo vai levar, sabe como fazer, tem todas as ferramentas disponíveis, já sabe o que esperar do seu trabalho… então agora é hora de usar todas essas ferramentas para vender o seu peixe. Convença o leitor da relevância do seu trabalho na sua justificativa.
  10. Por fim, vamos conferir se seu trabalho ficou coerente. Seu objetivo geral responde a pergunta ou a hipótese que você formulou? Seus objetivos específicos te levam a seu objetivo geral? A sua metologia está seguindo os passos dos seus objetivos específicos? Os resultados esperados serão obtidos a partir da execução sua metodologia? Vai dar tempo de fazer tudo isso? Você tem dinheiro, equipamento, material, estrutura física para todas as etapas do seu trabalho? Sua justificativa ficou convincente sem ser exagerada?

Parabéns! Hora de mostrar ao seu orientador e surpreendê-lo! Achou fácil os dez passos? Teve alguma dúvida? Escreva para mim nos comentários!

 

1 thought on “Seu projeto do TCC em dez passos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *