Quem disse que a escrita científica é fácil?

Hoje vamos falar um pouco sobre escrita científica. Muitas pessoas têm medo só de ouvir esse termo, com receio de ser algo muito difícil. Mas isso não passa de mais um mito envolvendo o trabalho científico. Aliás, na minha opinião a escrita científica é a mais simples que existe, quando observamos as diversas possibilidades de escrita na língua portuguesa.

Duvida? Então vejamos uma das principais características de um texto científico.

Em primeiro lugar, ele deve ser claro, fácil de entender (inclusive para leigos) e não pode dar margem a mais de uma interpretação. E é justamente por estas características específicas que digo que o texto científico é simples. Ao contrário das infinitas possibilidades de escrita, que são riquíssimas e de difícil interpretação, como por exemplo o nosso hino nacional. Todo mundo canta, mas quero saber quem entende o que está cantando.

Veja abaixo a riqueza do texto, que prioriza a beleza, podendo dificultar a interpretação.

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heroico o brado retumbante
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.

Agora observe a diferença do mesmo texto escrito de forma simplificada, que obtive no site www.soportugues.com.br:

As margens tranquilas do riacho Ipiranga ouviram 
Um grito muito forte de um povo heroico, 
E, nesse instante, 
O sol da liberdade brilhou no céu do Brasil, 
Com seus raios muito cintilantes.

Ou seja, a escrita científica deve ser simples como o segundo texto, de modo que as pessoas entendam claramente o significado de cada sentença, sem nenhum tipo de ambiguidade. E para isso, a melhor maneira de escrevê-lo é utilizando aquela fórmula básica: sujeito + verbo + objeto (carinhosamente chamada de SVO).

Exemplos:

  • Eu fui à praia.
  • Ela gosta de maçã.
  • A amostra foi homogeneizada.

O inglês também segue essa ordem, portanto este é mais um motivo para você escrever seu trabalho científico assim. Quando precisar traduzir para o inglês, será “a piece of cake”!

Viram como é mais simples do que parece? Em breve postarei mais dicas sobre a escrita para vocês. Inscreva-se no blog e siga-nos nas redes sociais para acompanhar as dicas em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *