Posso falar sobre tudo?

O que posso falar dentro do meu tema? Posso falar sobre tudo? Essa é a nossa vontade, não é? Principalmente quando escolhemos um tema do nosso gosto. Achamos que tudo é importante tratar, que tudo é interessante, escrevemos sobre milhares de coisas e nosso texto vira uma baderna.

Também se engana aquele que pensa: quanto mais assuntos dentro do tema eu abordar, melhor será a minha nota. Muito pelo contrário. Você deve, sim, tratar de diversos assuntos dentro do seu tema, mas tenha em mente sempre o seu objetivo do trabalho.

Dentro do tema, você delimitou e escolheu um objetivo. Não fuja dele! Siga-o à risca. Fale de outras coisas, desde que sejam relevantes para a contextualização do seu objetivo, ou para a compreensão do mesmo.

Leia bastante, se informe bem do que você vai tratar, para fazê-lo com propriedade. Mas na hora de escrever, seja objetivo e delimite!

Uma dica super valiosa: use os seus objetivos do projeto sempre como roteiro do que você vai escrever no restante do estudo. Eles são o nosso guia para um trabalho coerente.

E você, já definiu o seu tema? E dentro do tema, já rascunhou sobre o que vai tratar? Conte aqui embaixo nos comentários!

1 thought on “Posso falar sobre tudo?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *