Em quanto tempo se escreve um projeto de TCC?

Quanto tempo será que você vai demorar para escrever o seu projeto de TCC? Em quanto tempo é possível fazer esse projeto?

Tudo vai depender de vários fatores. Como você se preparou para a escrita? Como você exercita a sua criatividade? E principalmente, o que é necessário escrever para você já se considerar com o projeto em mãos.

Então vamos passo a passo, começando pela preparação para a escrita do projeto. Eu considero que o conhecimento prévio é essencial para a elaboração de um projeto de TCC, ou de qualquer projeto que se tenha na vida. Claro que ao longo do trabalho você irá se aventurar por terras desconhecidas. Mas você não pode iniciar a sua jornada ignorando completamente o que te aguarda pela frente.

Vamos comparar a escrita do seu projeto de TCC com o planejamento das suas férias. Se você fosse viajar, para onde gostaria de ir? Para qualquer lugar? Por que escolheu um determinado lugar? Você já foi lá? Se foi, conheceu tudo? Tem algo específico que gostaria de conhecer? Se você ainda não foi e não conhece, por que esse lugar te fascina? Como você sabe que sua viagem será boa?

Tudo se resume a um único fato: por mais que você não conheça ainda o seu destino, você já realizou uma pesquisa sobre e já tem conhecimentos prévios sobre o seu destino. Assim ocorre com o seu trabalho: você não precisa saber tudo sobre o tema, porque muito você vai descobrir ao longo do desenvolvimento do trabalho. Mas é essencial ter uma bagagem prévia. Portanto, escolha um tema familiar.

O segundo ponto é sobre como você exercita a sua criatividade. Muitas pessoas gostam de ficar sozinhas por um período, olhando para a paisagem, ouvindo música e refletindo. Também gosto de pensar sozinha, em silêncio. Mas não se pode negar a eficiência de um brainstorming em grupo. Diversas pessoas buscando várias possibilidades juntas, sem julgamento, em um momento totalmente dedicado ao tema e sem distrações, traz resultados surpreendentes. Para quem está com dificuldades em ter uma primeira ideia, sugiro fortemente se reunir com pessoas inspiradoras e criativas, e deixar todas as ideias fluírem. Até as mais absurdas. Afinal, o momento do brainstorming é exclusivo para fluírem as ideias, portanto quanto mais, melhor! Posteriormente, num outro dia, você analisa todas elas e verifica quais são viáveis. Aí sim, nesse momento, caberá um julgamento.

Por fim, vamos falar sobre o que é necessário conter no projeto. A sua instituição e o seu orientador irão definir o que eles querem. Ok, mas aqui vou falar do que não pode faltar: tema, problema, hipótese (esses três não precisam estar presentes necessariamente no seu projeto escrito, mas você deve conhecê-los muito bem), objetivos geral e específicos, metodologia, cronograma, orçamento, resultados esperados e justificativa. Nessa ordem.

Se depois de ler tudo isso você acha que é super demorado escrever um projeto, é melhor mudar de tema. Leia aqui sobre como escolher o seu tema. É possível escrever um projeto muito, muito, muito rápido. Não que a velocidade vá importar, eu só quero demonstrar aqui que vale à pena fazer um projeto, e se achar que ficou grande ou inviável, reescrevê-lo. Nem que seja de uma forma beeeeem resumida.

Sei que isso é possível pois estou concluindo minha segunda graduação e acabei de escrever o meu projeto de TCC. Sabe em quanto tempo? 1h. Uma hora. Somente uma hora. Eu não sei dizer se esse será o projeto definitivo, e por via das dúvidas tenho já uma nova ideia engatilhada, mas que ainda não coloquei no papel. Mas se não for esse, poderei dedicar mais uma hora para escrever um novo projeto. Afinal, o que é uma hora?  😊

Sabe qual o segredo para fazer tudo tão rápido? Escolher um tema que você já conhece e já sabe quais são os problemas. Já pensou em soluções para esses problemas inclusive, mas ainda não decidiu seguir em frente para resolvê-los. Desse modo, o tempo que você vai gastar é basicamente o de colocar seu projeto no papel. Quer tentar?

Ligue o cronômetro e faça o teste com uma coisa que você conhece muito. Não precisa estar relacionado com o seu curso, pode ser um de seus hobbies. Culinária? Fotografia? Jogos? Atividade física? Vamos lá, seja criativo, marque o seu tempo e volte aqui para me contar quanto tempo demorou. Se precisar de ajuda, leia esse post aqui. Estou esperando, heim?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *