A ordem dos fatores realmente altera o produto?

Meus queridos professores de ensino fundamental e meus colegas costumavam dizer que “a ordem dos tratores não altera o viaduto”. Realmente, na matemática isso é verdade. Mas no TCC, a ordem da escrita pode sim alterar a qualidade do seu trabalho.

Mas por quê?

Isso ocorre porque, no trabalho científico, ou em qualquer projeto que você execute, o planejamento tem papel fundamental no resultado final. Isso em todos os projetos, em todas as áreas de sua vida. E alguns tópicos do seu trabalho têm o papel de auxiliar no planejamento das etapas restantes. Quer um exemplo? Os objetivos geral e específicos norteiam todo o seu trabalho, inclusive o título e a introdução. Então se você escrever o título e a introdução antes de ter os objetivos bem definidos, seu trabalho estará literalmente desnorteado e, provavelmente, incoerente.

E afinal, qual seria a ordem ideal de escrita?

Não existe uma ordem específica exigida em uma norma da ABNT. O trabalho é seu e do seu orientador, e vocês realizarão, em comum acordo, conforme a necessidade e inspiração. No entanto, tenha em mente que um conteúdo depende do outro. A ordem da escrita pode, sim, interferir na complexidade de execução do seu estudo.

E qual seria a sua sugestão?

Eu reforço, não é uma lei, é uma sugestão de como deixar o texto mais fácil de se escrever e mais fluido de se ler. Eu sugiro que o trabalho seja escrito na seguinte ordem:

  1. Leitura de artigos, tema, problema, hipótese e OBJETIVOS (não siga adiante sem concluir todos esses itens)
  2. Referencial teórico, justificativa, título (se precisar do título agora, sugiro revisá-lo no final)
  3. Metodologia
  4. Resultados esperados, cronograma, orçamento (caso seja um projeto)
  5. Resultado e discussão
  6. Conclusão
  7. Introdução
  8. Resumo e título (caso tenha definido o título no item 2, é a hora de revisá-lo)

E se meu professor / orientador solicitar os itens em uma ordem diferente?

Existe essa possibilidade sim. O professor pode solicitar o referencial teórico antes de definir os objetivos, para garantir que você vai ler e estudar antes de planejar. Como você pode observar, o primeiro item de todos é a LEITURA de diversos artigos, justamente para que você esteja ciente do que quer abordar, especificamente. Já falamos sobre isso aqui no blog, em como escolher o tema. Ou ele pode solicitar a metodologia antes da justificativa. Esta é uma sugestão, caso você esteja livre para escolher. Mas como nem sempre é o que acontece, tenho uma outra sugestão.

Sugestão para quem tem pouca flexibilidade:

  • Leitura, tema, objetivos, nessa ordem. E se te pedirem qualquer coisa em primeiro lugar, seja ágil e providencie isso antes. Assim você evita falta de coerência na sua escrita.
  • Todo o seu estudo
  • Introdução, resumo e título (lembrando de revisar o título, caso tenha sido escrito antes)

Você já começou a escrever o seu TCC ou projeto? Qual ordem você está seguindo? Conte um pouquinho para a gente aqui nos comentários! 😊

2 thoughts on “A ordem dos fatores realmente altera o produto?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *