A importância dos objetivos bem escritos

Já falamos aqui no blog sobre como escolher o tema e sobre como a ordem da escrita pode influenciar no resultado final. Se vocês observaram com cuidado, os objetivos estão, em ambas as sugestões que eu dei, no primeiro item invariavelmente.

Como falei, o objetivo é o norte do seu estudo. Com base nele que poderemos fazer um planejamento no projeto e a execução no trabalho final. Veja-o como uma base, que deve ser sólida para sustentar a sua pesquisa.

Então vamos às principais características de um objetivo bem escrito. Em primeiro lugar, seus objetivos devem ser bem…. Objetivos! Pode parecer redundante, mas o que mais existe por aí são objetivos não objetivos. Pode rir… mas depois que retomar seu fôlego, vá lá reler o seu objetivo e me diga: ele responde especificamente o que você quer fazer, pontualmente e sem nenhuma subjeção? Vá lá olhar e depois volte aqui! 😃

Em segundo lugar, ele deve ser bem estrito. Se você faz uma pesquisa na empresa X, na cidade Y ou com a população Z, você deve dizer a abrangência da mesma. Por exemplo, você vai fazer a pesquisa em uma escola A com a população do ensino médio. No seu objetivo geral deve constar o que você vai fazer com os alunos do ensino médio da escola A. Se você não disser que seu estudo abrange aquela escola especificamente, a banca vai esperar que você realize um trabalho com o ensino médio em todas as escolas, do Oiapoque ao Chuí (ou do Monte Caburaí ao Chuí, como você preferir). Em qualquer uma das possibilidades, você estará em problemas.

O objetivo geral deve representar a meta principal da sua pesquisa. O que você quer atingir com a realização do seu trabalho? Apesar do nome objetivo geral ser um pouco auto explicativo, muitos alunos, muitos mesmo, têm dificuldade em delimitar o seu tema para o objetivo geral. Essa é mais uma característica importante: delimitar o seu estudo. Você não poderá falar sobre tudo, mesmo que você esteja no doutorado. Seu tema deve ser delimitado, como já falamos aqui. Seja específico no que deseja realizar. Voltando ao início do post, seja objetivo!

Já os objetivos específicos são os objetivos menores para que você atinja o seu objetivo geral. Ou seja, um passo a passo. Essa é mais uma característica que parece não ser óbvia para quase ninguém. O que é mais comum de se ver são novos objetivos gerais nos objetivos específicos. E esse erro é causado justamente pela dificuldade na delimitação do tema. Veja um exemplo claro de como os objetivos são a base do planejamento, e como eles auxiliam no desenvolvimento de todo o trabalho quando são bem escritos. É um exemplo de planejamento do dia a dia, ok?

Objetivo geral: Fazer um bolo de laranja

Objetivos específicos:

– Escolher uma receita de bolo de laranja

– Comprar os ingredientes

– Preparar e assar o bolo (que poderiam ser destrinchados em preparar a massa e assar o bolo)

Vejam claramente no exemplo acima: Se você seguir os objetivos específicos, item por item, na ordem de apresentação, você terá como resultado… O OBJETIVO GERAL!!!!

VIVAAAAA!

VOCÊ ATINGIU A META DO SEU TRABALHO!!!!

E o que vemos por aí?

Objetivo geral: Fazer um bolo de laranja

Objetivos específicos (ERRADOS): Determinar a preferência dos membros da família entre os sabores de bolo de chocolate, cenoura, formigueiro ou laranja

Comparar a preferência de sabores entre homens e mulheres, adultos e crianças

Demonstrar quantas horas de caminhada são necessárias para queimar as calorias de um bolo mesclado

Agora me respondam: se você executar os três objetivos específicos acima, você terá o seu bolo de laranja? Nunca! E vocês perceberam que cada objetivo específico acima é, na verdade, um novo objetivo geral? Notaram que, por mais que a escrita desde último exemplo esteja aparentemente mais bem elaborada do que o primeiro exemplo, ela está incorreta e merece um ZERO?

Então vamos recomeçar: você já fez os seus objetivos? Agora que leu o post, vá lá reavaliar seu projeto e me diga aqui nos comentários: você está com os objetivos bem elaborados? Conte para mim se esse post conseguiu te ajudar. 😉

 

3 thoughts on “A importância dos objetivos bem escritos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *