A escolha do tema

Se tem uma coisa que parece ser simples e sem importância, é a escolha do tema. Mas acredite: NÃO É!

Vejo muitos estudantes escolherem um tema meio aleatório, sem usar de qualquer critério para a decisão.

Veja bem: você vai passar pelo menos um ano lidando com esse tema. PELO MENOS UM ANO! A maioria dos namoros não dura esse tempo, e ainda assim você usa um critério de escolha, não é mesmo? Então faça a escolha do seu tema com carinho.

Abaixo estão os dois critérios que eu pessoalmente julgo serem os mais importantes na escolha do seu tema.

  • Critério 1 -> O principal (na minha opinião, tá?)

Escolha um tema que você conhece bastante. “Ah, mas o TCC deve ser um desafio, quero aprender uma coisa nova, tenho interesse nesse tema que está na moda, minha vizinha disse que…”

Não, por favor. O TCC é um trabalho de conclusão de curso, seja ele de graduação ou pós-graduação. Seu trabalho será avaliado por especialistas na área, que não vão se contentar com uma informação superficial. Escolha um tema que você saiba. Não é que você tenha que saber tudo sobre o tema. É que ele deve, no mínimo, estar inserido nas disciplinas que você mais curtiu na graduação, no estágio, na vida profissional ou em uma linha de trabalho que você queira seguir. E que você tenha facilidade em lidar.

  • Critério 2 -> Com o que seu orientador trabalha?

Seu orientador irá orientá-lo, novamente reforço, por pelo menos um ano. Com o que ele trabalha? O que ele conhece? Será que vale a pena seguir uma linha completamente diferente do que ele tem conhecimento? E quem vai te auxiliar no conteúdo, quando você tiver aquela dúvida?

Se o seu orientador e o seu tema não são compatíveis, sugiro trocar ou um, ou outro. Geralmente trocar o tema é menos complexo. Se você ainda não escolheu nenhum dos dois, estude bastante quais as suas opções de orientadores, quais suas opções de temas, e qual seria o casamento perfeito entre eles. Faça algumas possíveis combinações de orientador x tema. Se na primeira combinação não der certo, tente a segunda alternativa, assim por diante. Só não vale trabalhar com o que o com quem você não gosta!

E você, já escolheu o seu tema? Quais critérios utilizou? Conte-nos aqui as suas sugestões para a escolha do tema! 🙂

2 thoughts on “A escolha do tema”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *